Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Notícias
Em visita a Criciúma, reitora da Uniasselvi destaca crescimento da modalidade de ensino a distância

Os 11 polos do Sul de Santa Catarina foram visitados nesta segunda-feira, dia 12

O avanço da tecnologia impulsionou as práticas de Educação a Distância (EaD), se tornando referência na hora dos estudantes escolherem o curso de graduação. Assim como todo Brasil, Santa Catarina também vem acompanhando o desenvolvimento do ensino on-line. Por conta do desenvolvimento do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), nesta segunda-feira, dia 12, a importância e o crescimento deste método de ensino foram assuntos debatidos pela reitora Neuzi Schotten, em visita aos 11 polos presentes na região Sul de Santa Catarina.

Com base no Censo da Educação Superior de 2022, as matrículas na modalidade EaD aumentaram em 87%, quando comparadas com 2014. Com 19 anos de história, a Uniasselvi possui, ao todo, 1.534 polos espalhados por todo Brasil. No Sul de Santa Catarina, em parceria com as Faculdades Esucri, o ensino é ofertado nos municípios de Criciúma, Tubarão, Capivari de Baixo, Braço do Norte, Lauro Müller, Urussanga, Forquilhinha, Içara, Araranguá, Sombrio e Jaguaruna.

 

“A parceria com as Faculdades Esucri acontece desde quando começamos a ofertar o ensino EaD. A Uniasselvi preza muito pela proximidade com os polos presenciais, tanto com os alunos, quanto com nossos professores, sendo o principal motivo de nossas visitas. Além disso, também conseguimos tomar decisões futuras mais assertivas com nossos colaboradores, já que todas as decisões são para formarmos profissionais com qualidade humana e técnica para o mercado de trabalho”, afirmou Neuzi.

Acesso aos cursos de graduação

Conforme a reitora da Uniasselvi, um dos pontos positivos do ensino EaD é a democratização dos cursos de graduação. Nascendo no município de Indaial, o Centro Universitário Leonardo da Vinci foi o pioneiro em ofertar essa modalidade de educação no estado de Santa Catarina. A instituição conta com uma sede em Indaial e dois escritórios corporativos nos municípios de Florianópolis e Maringá.

“Além do ensino on-line, nosso modelo também contempla a presencialidade, caso os alunos precisem se deslocar para os polos presenciais e entrarem em salas de aula de ambientes virtuais com os professores. Diferente das outras instituições, os alunos possuem acompanhamento com profissionais de seus cursos de graduação, fazendo a Uniasselvi se tornar referência na modalidade de ensino EaD”, pontuou.

Com foco de desenvolver as habilidades de leitura, escrita e tecnológica, além das práticas realizadas em ambientes virtuais, os polos da Unisselvi também contam com laboratórios de estudo e de informática, ajudando na formação dos estudantes. Para a reitora, por conta disso, os alunos têm a oportunidade de aprender na mesma quantidade como o ensino presencial.

“A pandemia mostrou isso para as pessoas. Todos nos tivemos que estudar de forma remota, diminuindo aquele preconceito que as pessoas tinham com quem estudante de maneira on-line. Com uma autonomia maior para definição de horários, a educação EaD proporciona uma possibilidade de aprendizado igual ao ensino presencial”, destacou.

 

Possibilidade de estudar à distância

Aos interessados em começar um curso de graduação no segundo semestre de 2024, a Uniasselvi está com vagas abertas. Atualmente, a instituição conta com 200 cursos de graduação e de ensino técnico, além de cursos profissionalizantes. De acordo com a reitora Neuzi Schotten, todo conteúdo disponibilizado é feito com cerca de 200 colaboradores.

“A Uniasselvi faz parte da Vitru, que é uma companhia de capital aberto com investidores. Com isso, nossos métodos de ensino foram eleito como um dos melhores do mundo. Para o ensino EaD, proporcionamos a melhor tecnologia para o aluno estudar”, estabeleceu.