O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Esucri, Rodrigo Fabre Feltrin, conquistou uma bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, que está proporcionando uma experiência internacional na Universidade de Coimbra, em Portugal. O doutorado - mais alto grau acadêmico na trajetória de um pesquisador - foi um objetivo apoiado pela Esucri, permitindo que Feltrin continue conectado à instituição mesmo de longe. “A presença de doutores na equipe docente é um ganho imenso para a qualidade de ensino, especialmente em uma área como a nossa, que precisa constantemente de inovação e pensamento crítico”, comenta ele.
Feltrin escolheu focar seu estudo de doutorado em um tema intimamente ligado a Criciúma: o processo de urbanização da cidade. Em sua pesquisa, ele desenvolve um método de análise que questiona a demolição e preservação de edifícios históricos, investigando como essas decisões impactam a identidade urbana e a qualidade de vida da população. Segundo o professor, o método criado para Criciúma é replicável em outras cidades ao redor do mundo, podendo servir como uma ferramenta para promover cidades mais seguras e integradas, onde história e modernidade caminhem juntas.
Na Universidade de Coimbra, Rodrigo tem aproveitado o ambiente de intercâmbio intelectual, onde pesquisadores de diversos países contribuem e colaboram para o avanço de suas pesquisas. Ele relata que essa experiência abriu portas para novas parcerias e publicações, além de ampliar o reconhecimento de seu trabalho e, consequentemente, da Esucri. “Essa rede de contatos permite que os projetos desenvolvidos por nossos alunos e professores tenham um alcance muito maior, o que valoriza a Esucri em esferas nacionais e internacionais”, explica.
Rodrigo acredita que a sua trajetória de formação acadêmica, incluindo graduação, mestrado e agora o doutorado, traz um diferencial importante para a sala de aula. “Professores com essa formação oferecem um ensino mais sólido, estimulando os alunos a pensar criticamente e desenvolver a criatividade, fundamentais para a atuação profissional”, reforça.
O diretor das Faculdades Esucri, professor Everaldo José Tiscoski, diz que a Esucri é uma grande apoiadora da produção do conhecimento. "Oportunidades como esta que o professor Rodrigo conquistou possibilitam que nossa faculdade também amplie parcerias com instituições além daquelas com as quais já possuímos convênios", reforça.
Pesquisa que influencia na prática
Entre as iniciativas mais recentes de Feltrin, impulsionada especialmente pelo doutorado, está o lançamento de uma revista científica interdisciplinar, que se transformou em uma publicação que abrange não apenas Arquitetura, mas também as áreas de Engenharia Civil e Engenharia de Produção.
A primeira edição da revista está planejada para novembro, com um evento de lançamento oficial previsto para maio do próximo ano. “Com o lançamento da revista, também criaremos um mecanismo que conecta a Esucri com pesquisadores do Brasil todo e possibilita esse intercâmbio de conhecimento, que é muito importante para uma instituição de ensino superior”, conclui.
Texto: Amanda Garcia Ludwig | Traquejo Comunicação
Fotos: Divulgação